Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de abril de 2015

educAÇÃO

redescobertas


...quando muito jovem e pouco experiente, fiquei muito admirado por que algumas poucas crianças do osem Sítio da Casa Pintada destituíam a autora de um livro infantil por que a escritora contava a história do Cavalinho Azul.

Relemos outros trechos e sempre alguém emitia uma opinião contrária à "verdade cênica" do CA.

Então, naquela pouca experiência e muita vontade de acertar, declarei-me também desacreditado na autora, por que para mim que sou adulto, só existem cavalinhos azuis antes das chuvas, por que depois da chuva todo azul se desmancha.  

Depois de uns meses na sequência dessas sessões de leituras, invenção e falação de histórias, algumas crianças passaram a inventar animais de outras cores...e depois e depois disso fiquei cada vez menos nos encontros de histórias .
Fui  cuidar da horta-educativa com as crianças...
Daí muitas outras pegadas naqueles poucos canteiros...
Mas outro dia eu narroSim. 



Foto : Ana Zumas,evento Oficina Movimento dos Animais,
atividade expandida Exposição Amazônia Mundi-Sesc Itaquera-2013-15.
  
"... Interagir com as crianças, ainda que na condição de aprendizes, para tentar compreender esse universo, é outra ação que contribui para a relação com elas, pois, do ponto de vista da aprendizagem, falar de um determinado conceito e ensiná-lo fazem com que elas desenvolvam habilidades comunicativas, ajudam a pensar seu próprio processo de aprendizagem e elevam a auto estima." Maria Fernanda Reis Balluganni, revista E - março 2015.